Ser feliz é Viver Intensamente
Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações.
É ser alegre, mesmo se vier a chorar;
É viver intensamente, mesmo no leito de um hospital;
É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos;
É dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque;
É sempre ser jovem, mesmo se os cabelos embranquecerem. É contar histórias para os filhos, mesmo se o tempo for escasso;
É amar os pais, mesmo se eles não compreenderem;
É agradecer muito, mesmo se as coisas derem erradas;
É transformar erros em lições de vida;
Ser feliz é sentir o sabor da água, sentir o frescor de uma brisa a tocar-lhe o rosto, é sentir o cheiro de terra molhada;
É extrair das pequenas coisas, grandes emoções;
É encontrar todos os dias, motivos para sorrir, mesmo que não existam grandes fatos;
É rir de suas próprias tolices;
É não desistir de quem se ama, mesmo se houver decepções;
É ter amigos para pedir consolo e dividir alegrias;
É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida...
Dei aulas até o final de 2007...45 anos de sala de aula, mais de 10 horas por dia, na UFSM,RS,em cursinhos pré-vestibulares e escolas particulares. Jamais trabalhei em escolas públicas. Hoje só faço palestras motivacionais e palestras sobre dependência química (ver meu currículo dentro do blog, se tiveres paciência de procurar). Depois de quase meio século em atividade constante, chego a uma conclusão (que só vale para o Ensino Médio e para o Ensino Superior, pois desconheço a realidade do Ensino Fundamental).Por mais tecnologia que o homem invente em matéria de aprendizado jamais algo vai superar um professor talentoso e dedicado, com um giz colorido e um aluno motivado. E o aluno vai gostar de estudar a minha disciplina se gostar de mim, se eu conseguir estabelecer com ele laços de afeto... se ele perceber que eu tenho uma visão holística do mundo, que domino meu conteúdo,que sou generosamente amoroso, que conservo em minha personalidade traços juvenis ainda...mas que ao mesmo tempo sei impor limites, sei legislar as regras que o deixarão seguro, sei manter absoluto silêncio sobre os dramas que ele me confia. Muita tecnologia, muito computador, muita dinâmica,muita xerocópia,muita transparência,muito slide, muito datashow,muita vídeoconferência...ufa !...meus Deus, o que diria Paulo Freire se fosse vivo ainda hoje ? Essa tecnologia toda serve para vomitar conteúdo apenas. Mas serve para educar ? Ser professor qualquer "papagaio" pode ser. Mas ser educador, isso é tarefa para qualquer um ? Quantos hoje, cheios de mestrados, doutorados e pós-doutorados, sabem EDUCAR...A...DOR dos adolescentes ? Essas coisas que eu digo, que muitas vezes ferem paradigmas estabelecidos e mofados, provocam polêmicas, irritam espíritos "sensíveis" nas famosas e inúteis reuniões mensais de professores...essas coisas é que têm importância no produto final da nossa atividade, que é...estimular o talento, os valores do aluno, produzir metamorfose em seu carater, aprimorá-lo, fazer dele uma pessoa preparada para julgar. Julgar até os erros da Diretora...ou os truques de picaretagem de quem não conhece o conteúdo ou não se fascina com o ato de ensinar. Porque uma coisa é certa : educar é uma atividade movida a paixão. O ensino à distância, por exemplo, nesta faixa dos 15 aos 20 anos, permite que essa paixão se desenvolva ? Eu posso fazer amor com uma máquina ?...rsssssssss
Um comentário:
Oi !
Dei aulas até o final de 2007...45 anos de sala de aula, mais de 10 horas por dia, na UFSM,RS,em cursinhos pré-vestibulares e escolas particulares. Jamais trabalhei em escolas públicas.
Hoje só faço palestras motivacionais e palestras sobre dependência química (ver meu currículo dentro do blog, se tiveres paciência de procurar).
Depois de quase meio século em atividade constante, chego a uma conclusão (que só vale para o Ensino Médio e para o Ensino Superior, pois desconheço a realidade do Ensino Fundamental).Por mais tecnologia que o homem invente em matéria de aprendizado jamais algo vai superar um professor talentoso e dedicado, com um giz colorido e um aluno motivado. E o aluno vai gostar de estudar a minha disciplina se gostar de mim, se eu conseguir estabelecer com ele laços de afeto... se ele perceber que eu tenho uma visão holística do mundo, que domino meu conteúdo,que sou generosamente amoroso, que conservo em minha personalidade traços juvenis ainda...mas que ao mesmo tempo sei impor limites, sei legislar as regras que o deixarão seguro, sei manter absoluto silêncio sobre os dramas que ele me confia.
Muita tecnologia, muito computador, muita dinâmica,muita xerocópia,muita transparência,muito slide, muito datashow,muita vídeoconferência...ufa !...meus Deus, o que diria Paulo Freire se fosse vivo ainda hoje ? Essa tecnologia toda serve para vomitar conteúdo apenas. Mas serve para educar ? Ser professor qualquer "papagaio" pode ser. Mas ser educador, isso é tarefa para qualquer um ? Quantos hoje, cheios de mestrados, doutorados e pós-doutorados, sabem EDUCAR...A...DOR dos adolescentes ?
Essas coisas que eu digo, que muitas vezes ferem paradigmas estabelecidos e mofados, provocam polêmicas, irritam espíritos "sensíveis" nas famosas e inúteis reuniões mensais de professores...essas coisas é que têm importância no produto final da nossa atividade, que é...estimular o talento, os valores do aluno, produzir metamorfose em seu carater, aprimorá-lo, fazer dele uma pessoa preparada para julgar. Julgar até os erros da Diretora...ou os truques de picaretagem de quem não conhece o conteúdo ou não se fascina com o ato de ensinar. Porque uma coisa é certa : educar é uma atividade movida a paixão.
O ensino à distância, por exemplo, nesta faixa dos 15 aos 20 anos, permite que essa paixão se desenvolva ? Eu posso fazer amor com uma máquina ?...rsssssssss
www.professorpizarro.blogspot.com
Beijo
James Pizarro
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